quarta-feira, 28 de março de 2012

PLANEJAMENTO DE UMA COMPRA

Imagine que o seu objetivo é trocar sua geladeira.
Quais os motivos para essa troca??
1. ela está velha demais e ultrapassada e consume muita energia (mas ainda está funcionando)
2. ela é nova, em bom estado, mas saiu um modelo mais bonito (mas ainda está funcionando)
3. ela é antiga e quebrou.

Esses motivos levariam a troca de uma geladeira. vamos analisar cada um:
no 1 caso é um bem antigo que consome muita energia, e sua troca se justificaria pela economia na conta de energia eléttrica;
no 2 caso já é um modelo de nova tecnologia e baixo consumo, mas o designer de um novo produto chamou a atenção, é o tipo de compra por impulso;
no 3 caso, não tem jeito, tem que comprar outra.

Verificando esses três exemplos, apenas no 3º seria uma compra emergencial, ou seja, aquela que tem que ir na loja e comprar, os outros dois casos não são de emergência e podem esperar um pouco.

O que fazer:
nos 1º e 2º casos: ir para as lojas e pesquisar valores à vista, condições de pagamento, descontos. Bom muitas vezes a pressa não tem o dinheiro para comprar à vista e conseguir a melhor vantagem, então: verifique o valor da prestação que caberia no seu bolso (a mais alta possível) e a quantidade de vezes do financiamento. Verifique também, esse mesmo bem se fosse comprado à vista qual seria seu desconto. Feito isso, como você não tem urgência para trocar a geladeira, guarde o valor das prestações em uma poupança, como se estivesse pagando para a loja. Irá verificar que na metade do tempo você terá o valor para comprar à vista. (mas deposite na poupança rigorosamente, como se fosse a prestação a ser paga).
No 3º exemplo - procure a melhor condição de pagamento, já que não pode esperar. A melhor condição quer dizer que ao comprar as lojas, pesquise sempre mesmo produto e a mesma quantidade de parcelas.

Para finalizar, um conselho legal, abra uma poupança, deposite todo mês um fração (ex. 5%) de seu salário, como se fosse uma dívida em um banco. Com o tempo esse valor poupado crescerá e você poderá usa-lo para comprar, por exemplo a geladeira, mas na verdade você emprestará esse dinheiro a você mesmo, e pagará mensalmente o que pagaria para a loja. Esse é um sistema interessante, pois você estará financiando a você mesmo, ou seja, deposite os 5% todo mês e mais a parcela que pagaria para a loja. Experimente, é muito bom ser o emprestador do dinheiro a você mesmo. Sua poupança crescerá rapidamente e poderá financiar outros bens para sua família.
Deixem seus comentários, dúvidas ou sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário